logo RCN

Receita amplia data de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023

  • Terra -

A Receita Federal informou que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 14. 

Normalmente, o prazo de entrega vai até o final do mês de abril. Com a alteração, os contribuintes terão, neste ano, um prazo maior para apresentar o documento ao Fisco. De acordo com o orgão, a alteração tem como objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

O que é declaração de Imposto de Renda pré-preenchida?

É um modelo de declaração que permite o preenchimento de quase todas as informações de forma automática. Esta opção existe desde 2014, mas antes era necessário ter certificado digital para utilizar. Em 2022, contribuintes com conta no gov.br dos níveis prata e ouro também puderam utilizar a declaração pré-preenchida.

Para o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, “como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preechida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados. A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”.

As novas regras da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023) serão anunciadas pelo governo no próximo dia 27.

Calendário Imposto de Renda 2023

  • - Divulgação das regras: 27 de fevereiro
  • - Início do prazo: 15 de março
  • - Fim do prazo: 31 de maio

Quem deve declarar o imposto de renda em 2023?

Os contribuintes que tiveram rendimento tributável acima de R$ 28.559,70 em 2022 deverão enviar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023.

Como a tabela usada para calcular os descontos não foi alterada para este ano em exercício até agora, devem ser usados os mesmos valores de base do ano passado.


Exportação recorde de milho impulsiona crescimento de 50% na movimentação do Porto de São Francisco do Sul Anterior

Exportação recorde de milho impulsiona crescimento de 50% na movimentação do Porto de São Francisco do Sul

Pan Produtos Alimentícios, do cigarro de chocolate, pede falência à Justiça Próximo

Pan Produtos Alimentícios, do cigarro de chocolate, pede falência à Justiça

Deixe seu comentário